A Mocidade

Nascida em Belo Horizonte, Sarah Luiza Gomes de Lemos teve uma infancia normal como ela mesma definia, filha do deputado Jayme Gomes de Souza Lemos e de Dona Luizinha Negrão de Lemos. Costumava frequentar as habituais festas nos grupos escolares da capital mineira.

 

Foi em uma festa no grupo Barão de Macaúbas que o jovem médico de 24 anos, Juscelino Kubitschek, pediu para ser apresentado à jovem Sarah, então com 18 anos. Eles começaram a namorar ali mesmo, depois de uma animada noite de muita dança. Após o noivado, o jovem médico urologista decidiu romper o relacionamento e viajar para a Europa, onde faria um curso de especialização e reavaliaria suas metas para o futuro. Depois de alguns meses doloridos para D. Sarah, quando o navio que trazia Juscelino de volta para casa atracou no cais, lá estava ela, firme em seu propósito de acompanhar o homem que escolhera. Quem poderia resistir a tanta determinação! Eles reataram o namoro e acabaram se casando no dia 30 de dezembro de 1931, na Igreja Nossa Senhora da Paz.

 

Um dia, ao chegar em casa após um dia clinicando, o Doutor Juscelino contou à esposa que recebera um convite para entrar na política. D. Sarah passou a noite inteira chorando. Quando amanheceu, ela enxugou as lágrimas e incentivou o marido a aceitar a chefia de Gabinete do Governo do Estado de Minas.


Compartilhe