Conheça o Memorial JK

Oscar Niemeyer: arquiteto que projetou o prédio do Memorial

Espaços do Memorial JK

ENTRADA DO MUSEU ENTRADA DO MUSEU
O visitante encontra uma seleção de painéis que ilustram, por meio de imagens, a história de JK. Nesses painéis, os visitantes podem rever momentos marcantes de sua trajetória política, cenas descontraídas de sua vida pessoal e o registro vigoroso da construção de muitos de seus sonhos.
hall hall
Decorado por tapete arraiolo oferecido por senhoras de Diamantina, estão instalados quatro terminais de pesquisa, “touch screens”, que apresentam a história do Presidente JK nas versões português e inglês.
SALA DE METAS SALA DE METAS
Se pode apreciar painéis com fotos de obras de JK que representam os cinco grandes grupos em que se dividiram suas 30 metas – energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação. Neste local, encontram-se ainda um retrato a óleo em tamanho natural do Presidente Juscelino Kubitschek, pintado por Cândido Portinari, em 1956. E também a ampliação da célebre carta, escrita em 1961 pelo Presidente dirigida ao povo brasileiro em sua despedida do governo.
biblioteca particular biblioteca particular
Escritório que pertenceu ao ex-Presidente, com seus móveis e parte de sua biblioteca. Há mais de 3.000 volumes, envolvendo áreas como história, medicina, economia, política, arte, direito, biografias, livros técnicos e outros. Destaque para a coleção de Shakespeare, presente da Rainha da Inglaterra ao Presidente Juscelino.
GABINETE DE D. SARAH GABINETE DE D. SARAH
Decorado com painéis que contam a história da construção do Memorial. Este ambiente é utilizado para recepcionar autoridades que vêm visitar e prestar homenagens ao ex-Presidente Juscelino Kubitschek.
Sala de Pesquisa Sala de Pesquisa
Conta com um acervo histórico completo sobre o período JK — biografia do Presidente Juscelino, discursos, documentos sobre a construção de Brasília, sobre a Operação Pan-Americana, dados sobre o Programa de Metas e a Operação Nordeste - Sudene. Instrumento de apoio à pesquisa, a biblioteca aumentou o seu acervo graças à doação de valiosas enciclopédias e obras literárias.
Auditório Márcia Kubitschek Auditório Márcia Kubitschek
Equipado com cabine de som e imagens, além de um piano de cauda. Ao fundo, um painel ilustra os vários momentos históricos do Presidente. Trezentas e dez poltronas formam a letra K e permitem ao expectador uma visão ampla do recinto. Neste ambiente, realizam-se espetáculos de música, teatro, projeção de filmes e documentários, ciclos de palestras, apresentação de corais etc. O Memorial realiza diversos eventos, tais como congressos, colações de grau, lançamento de livros, eventos institucionais, entre outros.
CÂMARA MORTUÁRIA CÂMARA MORTUÁRIA
Localizada no centro do Memorial, é o ápice da visita ao monumento. Ela recebe luz natural, através do vitral concebido por Marianne Peretti, que reflete diferentes tonalidades de cor conforme a posição do sol ou a intensidade de luz. O túmulo tem a inscrição “O FUNDADOR” e flutua ao centro da Câmara. Lá repousam os restos mortais do Presidente Juscelino Kubitschek. O recinto induz à oração, à reverência e ao respeito pelo mito que representava uma imensa confiança na grandeza do nosso país.
MUSEU MUSEU
Constituído por comendas, placas, fotos, condecorações, objetos pessoais, vestígios materiais que sobreviveram ao tempo e três grandes painéis que ilustram a epopéia de Brasília em três momentos: a primeira visita ao Planalto, em outubro de 1956; a inauguração de sua meta-síntese; e a cidade viva, construída e habitada – realização do sonho dos brasileiros. Também estão expostas no acervo a casaca usada por JK no baile da posse, em fevereiro de 1956, no Palácio do Itamaraty, Rio de Janeiro, a réplica do vestido de Dona Sarah na mesma ocasião, e sua farda de coronel médico da Polícia Militar de Minas.
CAFÉ JK CAFÉ JK
Oferece o tradicional pão de queijo mineiro para quem quiser desfrutar mais alguns momentos agradáveis no ambiente do Museu. Na saída, ao final da visita, o turista poderá registrar suas impressões sobre o Museu na urna de sugestões, ou ainda adquirir, na loja de souvenir, uma lembrança do Memorial.
SOUVENIRS SOUVENIRS
Na saída, ao final da visita, o turista poderá adquirir, na loja de souvenir, uma lembrança do Memorial.
Compartilhe