Recebeu o nome de Operação Pan-Americana (OPA) uma iniciativa da diplomacia brasileira, sob o governo do Presidente Juscelino Kubitschek e que tinha como objetivo unir todos os países do continente americano em torno de um projeto de desenvolvimento social e econômico de todo o continente, combatendo assim a pobreza, o subdesenvolvimento e demais carências comuns a todos as nações americanas.
Juscelino envia uma carta ao presidente americano Dwight Eisenhower, descrevendo seu projeto sobre um novo relacionamento a ser buscado entre todos os países americanos, na forma de um programa multilateral de desenvolvimento econômico que ao mesmo tempo se constituiria numa estratégia de defesa do continente.
O primeiro resultado concreto da OPA foi a criação do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, constituído por 20 países americanos, com um capital inicial de um bilhão de dólares destinados ao financiamento e à assistência técnica dos países membros. Outra iniciativa foi a criação, em 1960, da Associação Latino-Americana de Livre Comércio, com a assinatura do Tratado de Montevidéu, pelo Brasil, Argentina, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai.