Cumprindo à risca o planejamento de D. Sarah Kubitschek, o Memorial foi inaugurado oficialmente no dia 12 de setembro de 1981.
A solenidade oficial de inauguração iniciou-se, na verdade, no dia 10 de setembro, no cemitério Campo da Esperança, onde foi feita a exumação dos restos mortais do Presidente Juscelino Kubitschek.
No dia seguinte, ocorreu o traslado do corpo do ex-Presidente para sua definitiva morada. Em cortejo, foi levado pelo Corpo de Bombeiros para a Câmara dos Deputados, onde passou a noite sob vigília do povo de Brasília.
Relembrando a história de JK com emoção e reverência, as pessoas se despediram mais uma vez, reviveram o sentimento de perda de seu grande líder, um homem de espírito otimista e criador, iluminado por inegável tolerância política e que ainda tinha muito a oferecer ao país.
Em 12 de setembro, o cortejo deixou a Câmara dos Deputados, desfilou pela Praça dos Três Poderes e Eixo Monumental. O Presidente Juscelino Kubitschek pôde receber toda honra de autoridade: a Guarda do Palácio do Planalto prestou-lhe continência e, chegando ao monumento, foi recebido com honras fúnebres e salva de tiros do Exército Brasileiro formado em tropa. As três armas nacionais – Marinha, Exército e Aeronáutica – em uniforme de gala histórico, prestaram-lhe homenagens à entrada do Memorial.